Ao serviço da Freguesia

INAUGURAÇÃO DO MULTISERVIÇOS

24-06-2010 00:00

Quinta-Feira, dia 24 de Junho de 2010
Instalações na Vila Nova inauguradas, “Centros Multiserviços são fundamentais para a coesão social e cultural das freguesias”

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que os Centros Multiserviços que a autarquia está a construir nas freguesias do concelho são fundamentais para a coesão social e cultural das comunidades praienses e representam um dos melhores exemplos da gestão que é hoje necessária nos municípios.

Roberto Monteiro, que discursava, na tarde desta quarta-feira, 23, na inauguração do Centro Multiserviços da Vila Nova, garantiu que, realizada a obra, a Câmara Municipal tudo fará para contribuir para a dinâmica da infra-estrutura.

“Desde o primeiro momento que acreditamos na importância que representava para esta freguesia da Vila Nova a criação deste Centro Multiserviços. A co-habitação entre crianças, jovens e idosos dará um contributo extraordinário para o reforço da coesão social e cultural da freguesia. Este é, sem sombra de dúvida, um dos pilares de sucesso deste projecto. Tudo faremos para garantir a dinâmica desta nova infra-estrutura”, sublinhou.

“Este é mais um bom exemplo do sucesso das parcerias entre os vários níveis de poder na nossa Região. A aposta na coesão e no desenvolvimento harmónico é um princípio que nos une e que tem potenciado um incremento extraordinário no desenvolvimento rural do concelho. A prática do modelo de gestão que adoptamos, continua a demonstrar que é possível gerar progresso em todas as freguesias, sem excepção. O desenvolvimento só é efectivo se chegar a todos os praienses. Os investimentos públicos têm de gerar dinâmicas de desenvolvimento efectivo e motivar impactes reprodutivos. Hoje, mais do que nunca, temos de ser exigentes e visionários na forma como aplicamos os escassos recursos que possuímos”, acrescentou.

Novas dinâmicas

O Centro Multiserviços da Vila Nova está integrado na primeira fase da Rede Municipal de Centros Multiserviços, que abrange as freguesias da Vila Nova, Cabo da Praia, Agualva e Porto Martins.

O edifício inaugurado nesta quarta-feira foi construído no século XIX, sendo um imóvel que faz parte da história da Vila Nova.

Essa história foi recordada pelo professor Carlos Enes na cerimónia de inauguração do Centro Multiserviços, onde está patente uma exposição de fotografias antigas que retratam o quotidiano daquela freguesia do Ramo Grande.

“Esta exposição procura que quem não conhece, possa conhecer o passado da Vila Nova; e que quem já não se lembra dele, o possa recuperar. Desejo que os mais novos – particularmente a população estudantil – possa aqui vir e conhecer essa história e ouvir da boca dos mais velhos como era o antigamente”, pediu Carlos Enes.

O Centro Multiserviços da Vila Nova representa um investimento de 1,5 milhões de euros.

“Um investimento que só foi possível graças à cooperação efectiva entre o Governo Regional, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia”, realçou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

O autarca explicitou que a Rede Municipal de Centros Multiserviços visa reabilitar imóveis de elevado interesse arquitectónico, localizados nos centros das freguesias; potenciar o convívio entre gerações, garantindo a partilha de valores e os princípios essenciais ao reforço das estruturas familiares e sociais das freguesias; contribuir para a fixação dos jovens nas suas freguesias, através da disponibilização de estruturas como Creches, ATL’s, Centros de Explicações e Infocentros; e orientar as estruturas associativas para um modelo de partilha de espaços que, para além de favorecer as naturais sinergias, permite a redução significativa dos centros de funcionamento.

“A inauguração deste Centro Multiserviços, para além de simbolizar um projecto exemplar de reabilitação de um dos mais belos imóveis representativos da arquitectura do Ramo Grande, potencia a convergência multigeracional no edifício que, a partir de hoje, será o principal motor de toda a dinâmica social da freguesia”, sublinhou Roberto Monteiro.

Depois, o edil – num agradecimento directo ao presidente do Governo Regional dos Açores (que presidiu à inauguração da infra-estrutura) - enalteceu o empenho do executivo açoriano na execução deste projecto.

“O seu empenho, cooperação e apoio têm sido decisivos para o desenvolvimento económico e social de todas as onze freguesias deste extraordinário Concelho. Com a nossa união, o progresso da Praia da Vitória é hoje uma referência regional. Com o apoio do Governo Regional, encetamos uma extraordinária transformação de todo o concelho. Precisamos continuar o rumo!”, finalizou.

Gab. de Comunicação.

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.